YEP Blog


Home

»

Blog

»

Tecnologias emergentes que devem evoluir nos próximos anos

Tecnologias emergentes que devem evoluir nos próximos anos

Por: Caio Santos Em: 25 de agosto de 2021

As tecnologias emergentes são aquelas que guiarão os próximos anos na indústria.  Para os próximos anos, as soluções tecnológicas querem colaborar com as nossas decisões. Além de querer trazer praticidade a nossa jornada de trabalho.

Não é de hoje que presenciamos a tecnologia influenciando em nosso cotidiano. As próximas soluções emergentes são baseadas em conectividade e dados. A inovação tecnológica acontece cada vez mais rápido pela necessidade massiva de produção. Isso resultou em uma procura maior por inovação após a pandemia. 

O grande passo a se dar no Brasil é o 5G. A chegada da quinta geração de redes móveis promete mudar os padrões do mercado. O 5G deve ter um grande impacto nos dispositivos de IoT e na indústria em geral.  

As tecnologias emergentes no IoT

Ao modo que evoluímos em soluções tecnológicas, a margem de crescimento se torna cada vez maior. Após a pandemia, houve o crescimento na procura de tecnologias emergentes para melhorar os processos das empresas.

O estudo feito pela Gartner estima que neste ano o mundo terá cerca de 25 milhões de dispositivos de IoT ativos. Além das inovações em software e hardware, o mercado de IoT deve ser atingido por tecnologias que possam gerenciar seus dados produzidos. A maior produção de dados deve exigir o avanço da Inteligência Artificial e Big Data.

O futuro promete maior conectividade e velocidade na troca de informações. Esse fator está altamente ligado à chegada do 5G no país. A nova rede móvel suporta mais conexão com aparelhos e possui maior rapidez no envio de dados.

Os dispositivos wearables começam a despontar no mercado de IoT. A aderência por dispositivos vestíveis se deve a procura por qualidade de trabalho. Óculos, anéis scanner, dispositivos de pulso e fones estão presentes no dia a dia da indústria. A utilização da segurança impulsiona a produtividade nas operações.  

Cerca de 62% dos tomadores de decisão vão fazer o upgrade ou adicionar esses dispositivos nos próximos três anos ou mais em suas operações, assim aponta pesquisa feita pela Zebra sobre o Futuro dos Armazéns.

A era dos dados

Em pesquisa realizada pela Gartner, 35% dos entrevistados estavam vendendo ou planejando vender dados coletados por seus produtos e serviços.  Como já abordamos, o crescimento da Big Data e IA são passos fundamentais nos processos dentro das empresas.

A IA pode contribuir na administração dos dados e analisar possíveis soluções para empresas através deles. O cenário para o futuro da IA é promissor, pois o desenvolvimento de soluções que pautam nossas atividades e decisões.

Um exemplo disso é o MLOPS. A Machine Learning aliada ao DevOps permite que a IA possua dados para sugerir decisões dentro das operações.

Para armazenar toda a produção de dados, a nuvem se tornou peça-chave dentro das estruturas. Por sua praticidade de acesso e segurança de armazenamento, a utilização da nuvem deve crescer no mercado.

Outro ponto que mostra o foco em desenvolvimento na nuvem é a descentralização de escritórios. Por causa da pandemia, diversas empresas migraram para modelos de home office e híbrido.

Mesmo após o avanço da vacinação, esses modelos de trabalho devem continuar presentes nas empresas. Por isso a nuvem é elemento chave na troca de informações e acesso a dados nas corporações.

No meio da troca de informações é necessário ter segurança. Dessa forma, o desenvolvimento e o aumento da utilização do Blockchain são visados dentro das operações.

A criptografia da troca de informações permite que os dados que estão presentes dentro das transações sejam monitorados. O Blockchain permite que nenhum dado possa ser alterado após o envio. A solução de segurança é muito utilizada no Supply Chain e deve se expandir para outros nichos de mercado.

Governança e cibersegurança

A governança e a cibersegurança estão nas prioridades das empresas mundiais. Após a entrada do LGPD e o aumento de ataques cibernéticos, os dois mercados devem ter de ganhar a atenção dos desenvolvedores.

O setor de governança será primordial para criar padrões de comportamento na utilização de informações. Será o setor que deve se atentar nas audições de software e no relacionamento com dispositivos.

O pesadelo corporativo, o ransomware foi o protagonista dos ataques às empresas no último ano. Para defender as informações do novo inimigo, a cibersegurança precisa se reinventar para o embate.

As equipes de TI necessitam ficar atentas a toda malha de computadores das empresas. Dessa forma, eles podem antever vulnerabilidades que possam ocasionar ataques cibernéticos.

Leve a transformação digital para sua empresa

A Yep Solutions, junto com seus canais, quer proporcionar a transformação digital para sua empresa ter as tecnologias emergentes. Oferecemos para locação coletores de dados, leitores de RFID, impressoras térmicas móveis e fixas, além de outros dispositivos.

Oferecemos assistência técnica, help desk e SLA de 100% para cobrir toda sua operação, evitando qualquer pausa nas operações por falhas. Para saber mais peça para sua revenda entrar em contato com a Yep Solutions, caso você não possua um revendedor, podemos indicar um dos nossos canais para você.


Confira publicações relacionadas


29 de abril de 2021

Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos

Leia mais

29 de abril de 2021

7 passos para escolher o coletor de dados ideal

Leia mais

8 de junho de 2021

Em evento interno, Yep Solutions apresenta sua nova cara para mercado e colaboradores

Leia mais