YEP Blog


Home

»

Blog

»

A importância da rastreabilidade de alimentos e medicamentos para confiança dos clientes

A importância da rastreabilidade de alimentos e medicamentos para confiança dos clientes

Por: Caio Santos Em: 16 de novembro de 2021

Entregar a rastreabilidade de alimentos ou de medicamentos é fundamental para as empresas desses setores atualmente. A rastreabilidade dos produtos entrega mais confiança ao consumidor final. Além disso, o rastreamento está previsto em diversas leis sobre alimentos e medicamentos.

A rastreabilidade permite entregar um histórico de todas as etapas que o produto passou em sua produção. Dessa forma, a empresa consegue agregar valor ao preço final dos produtos.

Isso se deve muito pela preocupação dos clientes finais em saberem o que estão consumindo. Afinal, o consumo consciente de produtos cresceu muito no mundo nos últimos anos.

As pessoas estão preocupadas com a procedência dos produtos que consomem. Aliado às leis implantadas pelos órgãos de controle, o mercado começou a se preocupar com as questões de rastreamento. 

Diversos artifícios tecnológicos podem ser implantados para promover a rastreabilidade. Tecnologias de RFID, sistemas integrados e códigos de identificação são algumas opções para obter o rastreamento de alimentos e medicamentos.

Como é feita a rastreabilidade

A rastreabilidade se baseia em vigiar toda a execução e caminhos que os produtos passam durante sua produção, armazenamento e transporte. Ou seja, a rastreabilidade começa a partir da matéria prima até sua chegada nas gôndolas para sua venda final. 

Dessa forma, as empresas e órgãos de inspeção conseguem ter uma visão melhor sobre o controle de qualidade do seu processo. 

A princípio, o código de identificação é dado àquela matéria prima ou produto no início de sua produção. Esse código acompanha o produto por toda sua jornada. Assim, é possível rastreá-lo a qualquer momento durante sua trajetória de produção ou venda.

O rastreamento aliado ao blockchain permite que as empresas não percam informações nas trocas de dados. Assim, a tecnologia inibe qualquer tipo de fraude nos dados da rastreabilidade.

A importância da rastreabilidade para empresas

Elaborar a rastreabilidade dos produtos é importante para a gestão da empresa. Por ter uma visão aprofundada dos passos do produto dentro da produção, a empresa consegue extrair informações valiosas sobre sua operação.

Abastecido dessas informações é possível calcular o fluxo de produção e ritmo de fornecimento. Com esses dados a empresa pode estimar o seu tempo de produção até a entrega ao comércio final.  Assim, a logística de entregas se torna mais assertiva.

Além disso, a rastreabilidade impacta diretamente na gestão de estoque e de compras. Com o controle dos produtos é possível se precaver de gargalos de compras de materiais.

Os benefícios da rastreabilidade de alimentos

A rastreabilidade alimentar permite o acompanhamento desde o cultivo até sua chegada ao comércio final. Fazer uma identificação prévia dos alimentos permite diversas soluções no processo de plantio, armazenamento e venda.

Nesses casos, é possível encontrar facilmente a localização dos alimentos na plantação. Já que o código pode ser rastreado por leitores de RFID que enviam a localização exata em tempo real para o agricultor.

Rastrear os alimentos desde sua colheita fornece maior controle sobre a produção e caminhos dos produtos

Rastrear os alimentos desde sua colheita fornece maior controle sobre a produção e caminhos dos produtos

Os códigos de identificação também permitem criar identificação para cada lote da colheita. Entregando maiores informações para o controle de qualidade da colheita. Esses registros colaboram para que o agricultor possa se enquadrar às exigências dos órgãos de controle.

Vale ressaltar que a Anvisa e o Ministério da Agricultura começaram a exigir a rastreabilidade de alimentos desde 2018. O não cumprimento da norma pode acarretar multas de 2 mil a 1.5 milhão de reais, dependendo da gravidade da infração. Além disso, os valores podem dobrar caso seja infração recorrente.

Os órgãos exigem uma padronização das informações fornecidas pelo produtor. O registro deve ter os dados do produto, lote, quantidade, dados do fornecedor como CNPJ, CPF e afins.

Da mesma forma, na pecuária, a rastreabilidade é essencial para agregar valor e afirmar a qualidade dos produtos entregues ao mercado. A rastreabilidade permite a identificação do animal desde o nascimento, promovendo maior controle sobre histórico do animal.

A importância da rastreabilidade de medicamentos para o setor farmacêutico 

A indústria de medicamentos falsos está cada vez maior, por isso é importante as empresas entregarem o histórico de produção dos seus produtos. Antes, a maioria das empresas farmacêuticas identificavam os remédios por lote. Apesar de ser uma solução muito utilizada no mercado, a unidade dos medicamentos não era controlada.

Após a exigência da Anvisa, as farmacêuticas começaram a estabelecer um código único para cada medicamento. A lei sobre rastreabilidade de medicamentos é testada pela Anvisa desde 2016. O prazo para que as empresas estabeleçam essa solução em sua produção acaba ano que vem. 

Conhecido como IUM (identificador único de medicamento), ele é o código que identifica as unidades dos medicamentos.  O IUM deve estar presente nas caixas dos remédios com as seguintes informações: código série, lote, validade, GTIN e número de registro da ANVISA.

O rastreamento de remédios diminui as ocorrências de remédios falsos

O rastreamento de remédios diminui as ocorrências de remédios falsos

Tecnologias essenciais para rastreabilidade

Para criar um rastreamento coerente é preciso implantar um sistema automatizado de ponta a ponta. Nele, é essencial ter desde sistemas até dispositivos que possuam capacidade de criar o rastreamento.

Os sistemas têm o papel de gerar códigos de identificação e armazenar as informações geradas durante a movimentação dos produtos.

Já a estrutura de dispositivos é essencial para conseguir interagir com os códigos de identificação. Coletores de dados, leitores de códigos de barras e RFID, além de impressoras térmicas, trazem a mobilidade para a rastreabilidade.

Veja também: RFID: o que é a tecnologia que está evoluindo o mercado logístico

O coletor de dados, por exemplo, pode ser aplicado na conferência dos dados dentro da cadeia de produção. Enquanto os leitores de códigos, seja de RFID ou de barras, promovem a confirmação de dados no controle de ativos. Já a impressora de códigos permite que os códigos sejam impressos de forma rápida para diversas aplicações.

Se você procura soluções para promover a rastreabilidade alimentar ou de medicamentos, a Yep Solutions pode te ajudar. Temos todos os equipamentos necessários para as empresas conseguirem efetuar a rastreabilidade.

Possuímos diversos planos para locação de dispositivos. Para saber mais, peça para sua revenda entrar em contato conosco. Caso não possua, nós podemos indicar uma revendedora parceira.

Perguntas frequentes? (FAQ)

Quais alimentos são necessários ter na rastreabilidade de alimentos?
Existem alimentos que por lei necessitam apresentar sua rastreabilidade para serem comercializados. Veja abaixo quais são esses alimentos.

A rastreabilidade de alimentos foi determinada desde 2019

Por que a rastreabilidade agrega valor no setor alimentício?
No mercado alimentício, a rastreabilidade de alimentos pode agregar valor porque ela pode atestar o histórico, origem, safra e raça que interessam ao mercado. Além disso, a adição da rastreabilidade em produtos orgânicos pode trazer mais confiança ao consumidor final.

Qual é a importância da rastreabilidade de medicamentos no combate aos remédios falsos?
A rastreabilidade de medicamentos é essencial no combate das falsificações de remédios. Com a identificação, oferecida pela rastreabilidade, as falsificações e roubos de cargas de remédios se torna inviável.


Confira publicações relacionadas


29 de abril de 2021

Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos

Leia mais

29 de abril de 2021

7 passos para escolher o coletor de dados ideal

Leia mais

8 de junho de 2021

Em evento interno, Yep Solutions apresenta sua nova cara para mercado e colaboradores

Leia mais