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Entenda como funciona a entrega expressa e como aplicar na prática

Entenda como funciona a entrega expressa e como aplicar na prática

Por: Caio Santos Em: 22 de junho de 2021

Na atualidade, os clientes estão buscando agilidade em suas compras online, com isso, a entrega expressa passou de diferencial para uma exigência do mercado. Mas você sabe como funciona a entrega expressa? Para quem pensa que a entrega expressa é só apenas um serviço logístico eficiente está errado.

O serviço logístico expresso começa desde o recebimento do pedido até a sua entrega ao consumidor e para montar um sistema rápido e eficaz, as soluções tecnológicas são a peça-chave de todo esse processo.

As tecnologias automatizadas podem ser aplicadas em diversos setores do mercado varejista, do e-commerce e da logística, e uma das grandes tendências para esse ano é tornar processos cada vez mais rápidos e eficientes com as novas tecnologias, permitindo potencializar os fluxos de trabalho e a minimizar as margens de erros.

Para empresas que buscam potencializar seus processos e consequentemente investir em entregas expressas mais assertivas, separamos alguns sistemas e equipamentos que podem ser essências para vencer esse desafio.

Como funciona a entrega expressa dentro das empresas?

Para obter a entrega expressa, a empresa precisa se atentar de como vai ser seu fluxo logístico, sistema logístico e quais produtos estarão disponíveis para o modo de entrega expressa.

O primeiro passo é entender como é o seu fluxo logístico, quantidade de pedidos, tempo para o sistema finalizar e despachar a encomenda. Após isso é preciso analisar sua localização com o ponto logístico contratado e assim entender como será a logística para retirada de cargas.

Atualmente, existem empresas logísticas especializadas em entregas expressas que possuem a logística aprimorada para o êxito do processo.

Além do processo logístico, o comércio precisa se atentar quais são os produtos que estarão disponíveis no modelo de entrega. Colocar produtos que possuem alta demanda pode refletir no custo necessário, porém colocar produtos com pouca demanda pode não ser rentável ao longo prazo.

Internamente a empresa precisa se dedicar em ter processos automatizados que forneça agilidade desde o recebimento até a expedição dos pedidos. Nessa parte, um sistema de pedidos eficiente, a organização do armazém, o picking ágil são fundamentais, para isso acontecer, a tecnologia se torna essencial.

Quais tecnologias podem ajudar a entrega expressa?

Para os mercados que precisam garantir entrega expressa para seus clientes, o planejamento deve estar alinhado com as necessidades da empresa em implementar o melhor serviço de frete.

Para oferecer o melhor serviço neste período, a automação surge como o grande expoente para facilitar todos os processos do setor varejista, e-commerce e logístico. Aproveitando essa necessidade do mercado, vamos te indicar cinco soluções tecnológicas que vão potencializar o seu serviço operacional.

1 – Omnichannel e Customer Success

O Omnichannel e o Customer Success são dois pontos essenciais para o e-commerce neste ano. A experiência do consumidor é essencial para estabelecer uma conexão com ele e a venda. O omnichannel busca integrar todos os canais de contato possíveis entre empresa e cliente, estabelecendo um padrão de interação, layout e atendimento.

Atender seu cliente de forma padronizada em todos os canais é essencial. Observar como seu cliente se comporta em cada canal pode te proporcionar dados relevantes para melhorar cada vez mais a experiência dele junto a empresa.

Atrelado ao Omnichannel, o Customer Sucess possui um papel importante neste sistema. Ele tem como objetivo entender o sucesso do cliente, por exemplo, como foi a experiência do seu ciclo de compra.

O trabalho do Customer Sucess deve ser aplicado tanto na pré-venda e no pós-venda de qualquer produto, buscando entender todas as necessidades e dores de cada cliente e estreitar uma relação cada vez mais próxima a cada compra realizada.

2 – WMS

Como já enfatizamos, a entrega expressa começa desde o recebimento do pedido e após a notificação do pedido é preciso ter um armazém organizado, padronizado e com monitoramento de locais. Para isso, existe o WMS (Warehouse Manegement System), ou em português, Gerenciamento de Armazém, um sistema muito importante para controlar e administrar todos os pedidos recebidos.

O sistema facilita a comunicação dos processos e busca automatizar as operações pré-estabelecidas pelos profissionais da área. O WMS fomenta a unificação das comunicações no estoque e transforma o sistema da logística homogêneo.

3 – Dispositivos de automação 

Os dispositivos de tecnologia são peças importantes para automatizar processos operacionais. Com a alta demanda de pedidos, as operações manuais e sem integração são extremamente inviáveis. A tecnologia dispõe flexibilidade, aumento no fluxo de trabalho, exatidão e diminuição de custos

Os coletores de dados, tablets, impressoras de etiquetas térmicas e leitores de códigos de barras são protagonistas das operações de entrega expressa. A utilização deles fornece mais dinâmica e produtividade em diversos processos.

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Os coletores de dados podem oferecer mais agilidade no processo de picking, recebimento de cargas e na organização do armazém. Os leitores de códigos de barras podem identificar os produtos na hora da confirmação do picking.

As impressoras térmicas fornecem as etiquetas para identificação dos pedidos e dos nichos do centro de distribuição no WMS.

Veja também: Danfe Simplificada: como a nota fiscal em etiqueta facilita a expedição de pedidos

4 – MDM

Além de ter o seu armazém organizado e otimizado, será necessário que os seus dispositivos estejam integrados e se tornem facilitadores no processo de separação do pedido. O MDM, Mobile Device Management, ou no português, gerenciamento de dispositivos móveis, é a forma de unificar os seus dispositivos em apenas uma rede automatizada, inteligente, segura e controlada.

Com o MDM é possível ter um controle total dos dispositivos da empresa, tornando possível aprimorar a comunicação entre setores complementares, como separação de pedidos e expedição, localização exata dos aparelhos e fornecer dados sobre o fluxo de trabalho dos dispositivos.

Com o gerenciamento de dados é possível estabelecer o BYOD, que torna o aparelho do seu colaborador como ferramenta de trabalho, facilitando na contratação de colaboradores temporários e diminuindo custo operacional.

Veja mais: As melhores aplicações de MDM na logística

5 – RFID

O RFID é a evolução dos códigos de barras convencionais. A identificação por radiofrequência facilita o recebimento de cargas, a identificação e localização deles. O sistema de RFID é composto por um leitor que se torna um input de dados que recebe através da sua antena de rádio frequência os dados emitidos pela TAG de RFID, que possui um sistema energizado para reproduzir os sinais.

O RFID é ideal para o controle de estoque, pois com apenas uma TAG é possível ter acesso aos dados do estoque selecionado, otimizando o tempo de leitura dos códigos de barras.

A solução também traz a facilidade em monitorar o produto com seu sistema de RTLS. Ela comunica sua localização exata, seja nos trajetos ao estoque ou seu cliente final. Além também de comunicar sua localização dentro do próprio estoque.

Leia mais: RFID: o que é a tecnologia que está evoluindo o mercado logístico

Integre dispositivos em seu armazém 

Agora que você sabe como funciona a entrega expressa, nós da Yep Solutions, queremos te oferecer dispositivos de automação para que sua empresa alcance excelência na entrega expressa. Temos coletores de dados, tablets industriais, impressoras térmicas e toda linha de RFID.

Trabalhamos com locações de curto a longo prazo, além oferecemos serviços de assistência técnica com SLA de 100%. Para saber mais, peça para sua revenda entrar em contato com a Yep Solutions, caso você não possua um revendedor, podemos indicar um dos nossos canais para você.


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