YEP Blog


Home

»

Blog

»

Danfe Simplificada: como a nota fiscal em etiqueta facilita a expedição de pedidos

Danfe Simplificada: como a nota fiscal em etiqueta facilita a expedição de pedidos

Por: Caio Santos Em: 14 de outubro de 2021

A Danfe simplificada em etiqueta foi regulamentada e deve mudar os custos e a produtividade do setor de expedição. O novo modo de imprimir notas fiscais é uma das mudanças para otimizar a operação logística. De acordo com essas mudanças, as operações logísticas devem ser mais ecológicas.

A mudança faz com que as empresas consigam emitir nota fiscal em etiquetas nos pacotes para envio. Dessa forma, o papel A4 e plástico são extintos dos envios. A princípio, a operação de expedição de pedidos necessitava imprimir a nota fiscal em A4 e colocá-la em um ziplock em anexo ao pacote. Em muitos casos, a nota era maior que o pacote enviado.

Agora, a operação pode ser simplificada com etiquetas sem nenhum anexo ao pacote. As Danfes em etiquetas conseguem ser padronizadas para diversos tamanhos. 

A padronização da Danfe simplificada

A Danfe precisa ser impressa em uma etiqueta com o tamanho mínimo de 55mm, deve possuir os dados em letras maiúsculas com tamanho mínimo de 6 e em negrito, e deve contar com os seguintes dados. 

Primeiramente, no cabeçalho é preciso identificar a etiqueta com DANFE Simplificado Etiqueta. Logo abaixo, os dados do emissor: razão social, CNPJ, Sigla da UF, Inscrição Estadual.

Após o cabeçalho, são os dados gerais da nota fiscal. Vale ressaltar que o código de barras da nota fiscal precisa estar bem visível para a leitura. Além dos códigos, precisa informar se a nota é de entrada ou saída, data de emissão e tipo de operação.

A Danfe simplificada tem o nome do cliente, UF e CPF do destinatário, se no caso o pacote for para cliente final. 

Apesar da diminuição e reclamações de alguns clientes, os valores totais da nota fiscal precisam constar na Danfe.  E por último, a nota deve informar o protocolo de autorização do evento EPEC.

Para emitir essa a Danfe simplificada foi possível configurar a ERP para personalizar esse modelo de nota fiscal. Além disso, para emissão do documento a operação vai precisar de uma impressora desktop. As impressoras térmicas conseguem entregar alta resolução em etiquetas de todos os tamanhos. 

Como gerar a Danfe?

Para gerar a Danfe, a empresa precisa primeiramente emitir a NF-e, após a emissão, o sistema do SEFAZ permite gerar a Danfe simplificada. A empresa pode utilizar o software de administração de notas fiscais ou ERP para padronizar os dados que precisam estar na Danfe. 

Por outro lado, as empresas precisam enviar a versão em PDF da NF-e ao cliente. É obrigatório por lei que a empresa disponibilize a versão da nota fiscal virtual ou para download.

Leia também: 5 Soluções tecnológicas para facilitar a entrega expressa na Black Week 2021

Os benefícios de usar a nota fiscal em etiqueta 

A impressora térmica é muito utilizada nas operações logísticas para impressão das etiquetas de envios. A operação se torna mais rápida com a impressão das etiquetas de envio e da Danfe em sequência. Estudos apontam um ganho de 30 segundos em cada pedido expedido pela empresa. 

Além disso, a necessidade de outra impressora para impressão da nota fiscal em A4 é dispensável. Consequentemente, a utilização de papel diminui na operação da empresa. 

Como estamos falando em redução de custos, a locação de impressoras é fator interessante para a empresa que quer implementar a nota fiscal em etiqueta. Dessa forma, a locação de impressoras faz com que a empresa consiga investir um valor menor do que com a aquisição. 

Leia mais: Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos

A empresa pode ter os dispositivos mais atualizados no mercado e possuir cobertura de todo parque tecnológico de impressão, evitando qualquer tipo de pausa por falhas nos dispositivos.

A Yep Solutions oferece soluções de impressão para Danfe simplificada

Se a empresa precisa simplificar o processo de emissão de notas fiscais, ela necessita de uma impressora térmica. A Yep Solutions possui diversos modelos de impressoras de códigos, como desktop para mesa de trabalho, industriais para impressões em massa e portáteis.

Veja também: Nosso catalogo de impressoras de códigos 

Entre em contato com sua revenda para conhecer as soluções. Caso não possua, a Yep pode ajudar indicando uma revenda parceira.


Confira publicações relacionadas


29 de abril de 2021

Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos

Leia mais

29 de abril de 2021

7 passos para escolher o coletor de dados ideal

Leia mais

8 de junho de 2021

Em evento interno, Yep Solutions apresenta sua nova cara para mercado e colaboradores

Leia mais