YEP Blog


Home

»

Blog

»

RFID: o que é a tecnologia que está evoluindo o mercado logístico

RFID: o que é a tecnologia que está evoluindo o mercado logístico

Por: Caio Santos Em: 22 de junho de 2021

A tecnologia de Identificação por Radiofrequência ou RFID, está movimentando o mercado com sua inovação. A solução tecnológica permite uma dinâmica mais ágil na coleta de dados e maiores níveis de acuracidade e produtividade para diversos setores.

O RFID é uma evolução do famoso código de barras que traz mais agilidade, segurança e conectividade ao identificar produtos. Na logística, a solução permite otimizar a organização de estoque, rastrear cargas e proporcionar o aumento no fluxo de trabalho e assim reduzindo tempo em tarefas cotidianas.

Como funciona o RFID?

A solução possui um sistema de identificação por Radiofrequência que utiliza um ponto de recebimento de dados para fazer a comunicação e a leitura do sinal emitido pelos transponders. Transponder é o nome da etiqueta que possui a tecnologia RFID e também pode ser chamada de TAG. As etiquetas de RFID são modificáveis para a melhor adaptação ao produto. A TAG possui um sistema energizado para produzir os sinais de radiofrequência para se comunicar com a antena e transmitir os dados incluídos nela.

No sistema, a troca de informações sem fio é eficiente e rápida como, por exemplo, o sistema de pedágio expresso, a precisão e agilidade para ler os dados do carro em alta velocidade e conseguir transmiti-los ao receptor mostra como a troca de informação é instantânea.

Para a implementação do sistema RFID é necessário investimento no setor de TI para construção de uma solução específica para seu negócio incluindo software e hardware específicos, além de uma rede segura e própria para transmissão de dados.

3 fases do processo logístico que o RFID pode potencializar

A solução tecnológica tem potencial para facilitar trabalhos com alta demanda de cargas, dados e afins, por exemplo, com apenas uma etiqueta de RFID pode se identificar uma grande carga de produtos instantaneamente. A identificação por radiofrequência pode ser utilizada em diversos setores operacionais da logística, como:

1 – Identificação de inventário e controle de estoque

O inventário e controle do estoque são essenciais para um processo logístico de sucesso. A  utilização da solução RFID pode potencializar o gerenciamento do estoque e inventário. 

A contagem e acuracidade do estoque se torna cada vez mais eficiente com o RFID, pois com as TAGs você pode fazer a contagem dos produtos de uma forma muito rápida, descartando a necessidade de procura destes em cada produto, aumentando a produtividade da área e assim otimizando o tempo do colaborador nas tarefas manuais.

2 – Monitoramento de cargas e produtos

Atualmente, a logística necessita de monitoramento de cargas em tempo real. Neste ano, o mercado está buscando entregas expressas para seus clientes. Para cobrir essa necessidade do mercado, o RFID possui a solução de RTLS, localização em tempo real, que ajuda no rastreio de cargas, entre unidades ou estoques e também no momento da confirmação do recebimento do cliente.

Além dessa facilidade em rastrear o produto, o RTLS contribui para a segurança do frete, porque com as TAGs de RFID é possível ter a precisão do local do produto e analisar se ele está na rota exata do seu destino.

3 – Autenticador de cargas

O RFID também funciona como autenticador de produtos. Com ele é possível autenticar cargas e produtos por meio das TAGs. A tecnologia dá oportunidade de colocar informações de autenticação como origem, fabricantes e características do produto.

Para cargas frágeis, congelados entre outros tipos, o RFID ajuda na manipulação deles com monitoramento de umidade e condições da temperatura com exatidão. As soluções são diversas para o setor da logística trazendo facilidade no cotidiano das empresas, além de trazer dados importantes no processo operacional.

Dispositivos RFID que trazem agilidade no cotidiano logístico

Para implementar esse sistema no seu armazém são necessários dispositivos tecnológicos para reproduzir o esquemas. Impressoras térmicas, leitores móveis e fixo são essenciais para a evolução da gestão do armazém. 

  • Impressoras térmicas RFID

As impressoras RFID possuem a tecnologia de preparar a decodificação das etiquetas com tamanho personalizado e pronta para ser conectada ao seu ponto de captação.

Na área de impressoras destacam-se três modelos: industriais, desktop e móveis. Segundo estudo do Global Printer RFID sobre o mercado de impressoras RFID, o setor logístico é o segundo que mais utiliza impressoras térmicas no mercado.

  • Leitores de RFID

Juntamente com as impressoras, existem os leitores RFID que em conjunto com os coletores de dados trazem a dinâmica para a leitura das TAGs.  Eles são necessários para administração do estoque, recebimento de carga entre outras funções. Os leitores possuem dois modelos:

Fixos, que servem como um input de dados que são instalados em alas que tenham alta movimentação de cargas, recebendo os dados dessas quase que instantaneamente e também podem monitorar o caminho dos produtos em sua cadeia produtiva ou em etapas de separação.

Móveis, que juntamente com os coletores de dados são uma opção para otimizar o manuseio de cargas, detectando as informações dos produtos de forma ágil e melhorando o fluxo de trabalho no estoque.

A Yep Solutions e seus canais possuem a melhor solução de RFID para seu negócio

A Yep Solutions, junto com seus canais, possui um extenso portfólio de produtos com a tecnologia RFIDA Yep possui leitores fixos e móveis RFID para ajudar em sua gestão de estoque, coletores de dados para complementar o seu processo operacional, além das impressoras RFID que agilizam o fluxo de trabalho trazendo alta produtividade para os setores de Logística, Manufatura, Transporte, Varejo e Saúde.

Se você se interessou em ter essa inovação,  peça para seu revendedor entrar em contato com a Yep, caso você não possua uma revenda, podemos indicar um dos nossos canais para você.

#DigaSimDigaYep


Confira publicações relacionadas


29 de abril de 2021

Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos

Leia mais

29 de abril de 2021

7 passos para escolher o coletor de dados ideal

Leia mais

8 de junho de 2021

Em evento interno, Yep Solutions apresenta sua nova cara para mercado e colaboradores

Leia mais