YEP Blog


Home

»

Blog

»

Gerenciamento de dispositivos móveis: conheça as aplicações de MDM

Gerenciamento de dispositivos móveis: conheça as aplicações de MDM

Por: Caio Santos Em: 18 de junho de 2021

O MDM, Mobile Device Management, ou em português, gerenciamento de dispositivos móveis, é uma solução que busca unificar os dispositivos em uma rede automatizada, segura, controlada e eficiente,

Com o uso da ferramenta MDM, a empresa terá o gerenciamento completo dos dispositivos da empresa. A solução entrega a comunicação entre setores aprimorada, atualizações em massa, informações dos dispositivos como, por exemplo, nível de sinal de wi-fi e bateria, suporte remoto e instalações de app em segundo plano.

Saiba mais: Entenda como funciona a manutenção proativa de equipamentos

Além dos dispositivos móveis, o MDM permite criar conexão com outros dispositivos como tablets, impressoras térmicas e outras ferramentas de IoT (Internet das coisas). A aplicação de MDM pode ser instalada em sistemas operacionais como Android, IOS, Windows e Linux.

Todo esse sistema é controlado pelo setor de TI que possui acesso para personalizar e estabelecer padrões em todos os dispositivos.. A implementação dessa solução pode ser contratada através de um serviço (Opex) ou aquisição da plataforma (Capex).

4 aplicações do gerenciamento de dispositivos móveis

O gerenciamento de dispositivos móveis pode agregar valor e qualidade operacional nos diversos nichos de atuação corporativa.

O gerenciamento de dispositivos móveis auxilia a interação do colaborador com dispositivo móvel
  • Interligação de setores

A ferramenta permite localização exata do dispositivo dentro da empresa. Facilitando o controle de movimentações dos equipamentos e consequentemente dos operadores.  

  • Assistência técnica aos colaboradores

Pequenas atualizações em horários de trabalho e dúvidas dos usuários sobre os dispositivos podem estagnar o processo operacional, para isso, o gerenciamento de dispositivos facilita o suporte dos técnicos com os funcionários, a comunicação sobre algum erro, programação de atualizações e atualizações em segundo plano pode antever imprevistos no processo operacional.

Veja também: Como simplificar sua operação com WMS na logística

  • A segurança de dados da empresa

A segurança é um fator extra para aderir ao MDM, já que nos últimos anos empresas têm sofrido com ataques cibernéticos. O gerenciamento de dispositivos móveis permite o bloqueio de sites maliciosos e promove o monitoramento de acessos de colaboradores com o uso de sistemas de proteção e assim garantindo a segurança em redes particulares ou conexões por dados móveis. De acordo, com as diretrizes do LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

  • O aparelho do colaborador como ferramenta de trabalho

Com o MDM é possível ter uma política que permita que o colaborador possa trazer o seu dispositivo pessoal para o ambiente de trabalho, ao invés do contratante fornecer o dispositivo e/ou aparelho móvel. Conhecida como, BYOD (Bring Your Own Device), em português, traga seu dispositivo, a ferramenta pode ser uma maneira de facilitar a adesão de dispositivos.

Com o dispositivo do seu colaborador, o setor de TI irá adequá-lo para uso profissional, colocando barreiras de proteção contra possíveis vírus que o colaborador possa ser exposto, além de evitar qualquer vazamento de dados da empresa. Além disso, é necessário entender as leis que estabelecem contratos com BYOD e como podem ser utilizadas em sua empresa. 

Passos para implementar a ferramenta na sua empresa

Para a aplicação do sistema em sua empresa, elabore um plano estratégico e personalizado para definir quais aplicativos serão necessários para o colaborador de cada área, ferramentas para dashboards de análise, políticas de uso e softwares que serão utilizados no sistema.

O MDM pode potencializar o cotidiano da sua empresa trazendo implementações que diminuem os custos de processos e tornam eles eficiente, enérgico, seguro e coeso em toda empresa.

Você pode gostar: Integre tecnologia ao mapeamento de estoque

Yep Solutions, junto com seus canais oferecem as melhores soluções tecnológica para sua empresa

A Yep Solutions, junto com seus canais, possui a melhor solução para seu negócio, entre elas, o MDM que te ajuda a gerenciar toda sua rede de dispositivos, capacitando seu fluxo de trabalho para uma melhor funcionalidade e exatidão.

Se você se interessou em ter essa inovação,  peça para seu revendedor entrar em contato com a Yep, caso você não possua uma revenda, podemos indicar um dos nossos canais para você.


Confira publicações relacionadas


29 de abril de 2021

Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos

Leia mais

29 de abril de 2021

7 passos para escolher o coletor de dados ideal

Leia mais

8 de junho de 2021

Em evento interno, Yep Solutions apresenta sua nova cara para mercado e colaboradores

Leia mais