YEP Blog


Home

»

Blog

»

Como simplificar sua operação com WMS na logística

Como simplificar sua operação com WMS na logística

Por: Caio Santos Em: 18 de agosto de 2021

O WMS revolucionou a logística, o Sistema de Gerenciamento de Armazém impactou toda a cadeia do setor. O sistema busca otimizar e integrar todas as áreas que estão no armazém, facilitando o entendimento dos panoramas do processo. 

Pelo estoque ser uma área estratégica do setor, o WMS se tornou muito importante dentro das empresas. Em estudo feito pela Zebra, O Futuro dos Armazéns, mostra que 54% das empresas pretendem ter o WMS topo de linha até 2024. E 80% dos operadores de armazém planejam integrar o WMS com outros sistemas de gestão.

O sistema utilizado em conjunto com ERP potencializa a visão da empresa sobre seu estoque e operação. 

WMS na prática

Para entender como o WMS funciona na prática é muito simples, através de software do sistema, a empresa pode executá-lo em seus desktops e dispositivos, como por exemplo, coletores de dados.

O WMS tem o papel de cuidar de todos os processos de recebimento, movimentação e expedição de produtos. Tudo isso baseado nos pilares do sistema, organização e monitoramento. 

O sistema permite uma organização coesa dos pallets e produtos, resultando em um controle de qualidade da operação. Essa ordenação e mapeamento do estoque gera mais produtividade e precisão no armazém. 

Veja também: Integre tecnologia ao mapeamento de estoque

Tudo isso é graças ao sistema de identificação que o WMS implementa no armazém. O SKU, a forma de identificação, gera um novo código para o produto em sua chegada ao estoque. Esse mesmo código acompanha o ativo durante toda a sua estadia no armazém.

O sistema também identifica os nichos do armazém, como se for um endereço, o WMS gera um código de cada espaço de armazenamento do centro de distribuição. 

Todo esse mapeamento e ordenação simplifica a movimentação dos colaboradores, fazendo com que eles não percam tempo se locomovendo errado durante sua jornada de trabalho. 

WMS na logística

Já falamos como o sistema melhora a organização do CD, mas além disso o WMS na logística simplifica todo o processo de expedição dos pedidos. Por ter toda infraestrutura ordenada, o processo de picking é mais preciso. O sistema envia a localização exata do produto do pedido no armazém. 

Leia mais: O que é picking? Veja como o processo simplifica o cotidiano no armazém

A comunicação é feita pelo coletor de dados, a ordem chega ao dispositivo do operador que se desloca até o endereço informado. Chegando ao local ele precisa apenas confirmar sua localização e produto que apanhou. 

Assim, toda operação é monitorada, e faz com que a produtividade dos operadores aumente consequentemente

A importância dos dispositivos móveis no WMS

Comentamos sobre a utilização do coletor de dados no sistema, os dispositivos móveis são essenciais para que o sistema seja abastecido e interativo. Eles são imprescindíveis no monitoramento, identificação e confirmação de atividades do WMS.

O coletor de dados faz toda parte de comunicação e interação com o sistema. Enquanto a tecnologia RFID pode potencializar o WMS, a tecnologia pode oferecer monitoramento das movimentações de forma automática, além de oferecer as Tags para identificação dos produtos e nichos. 

Você pode gostar: O que é RFID na logística? Entenda como a tecnologia que está evoluindo o setor

Para isso, a empresa precisa contar com leitores de RFID, os fixos conseguem monitorar as movimentações dentro do armazém, enquanto os leitores móveis podem ser aliados aos coletores para interações com os produtos. 

Além disso, a infraestrutura para o WMS necessita de impressoras térmicas para produzir as etiquetas dos códigos de barras ou de RFID para atualizar a identificação dos pallets e fornecer todas as etiquetas da operação como identificação dos nichos. 

Ainda no mesmo estudo da Zebra, 53% dos entrevistados planejam aumentar a quantidade ou atualizar seus coletores de dados até 2024.

A Yep Solutions vai potencializar seu WMS com os dispositivos de IoT

Atualmente é inviável gerenciar um estoque sem o auxílio do WMS. E para alcançar todos os benefícios que o WMS permite é necessário a utilização de dispositivos móveis em sua empresa. 

Querendo ajudar quem procura esse benefícios, a Yep Solutions, junto com seus canais, aluga coletores de dados, leitores de códigos de barras ou RFID e impressoras térmicas dos principais fabricantes.

A Yep tem como diferencial os serviços de reparo contra mau uso e desgaste natural, assim você fica coberto durante todo o contrato e tranquilo que sua operação não irá parar.

Para saber mais, peça para sua revenda entrar em contato com a Yep Solutions, caso você não possua um revendedor, podemos indicar um dos nossos canais para você.


Confira publicações relacionadas


29 de abril de 2021

Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos

Leia mais

29 de abril de 2021

7 passos para escolher o coletor de dados ideal

Leia mais

8 de junho de 2021

Em evento interno, Yep Solutions apresenta sua nova cara para mercado e colaboradores

Leia mais