YEP Blog


Home

»

Blog

»

Integre a tecnologia ao seu mapeamento de estoque

Integre a tecnologia ao seu mapeamento de estoque

Por: Caio Santos Em: 1 de setembro de 2021

O mapeamento de estoque é essencial para a gestão de cargas e produtos. Existem programas e até mesmo planilhas de Excel para mapear toda a estrutura do estoque. Porém, esses modelos estão defasados e não atendem operações em crescimento.

A busca por inovações dentro dos armazéns tem crescido consideravelmente. A forma de monitorar e identificar os produtos mudou completamente nos últimos anos, por causa do aumento territorial dos centros de distribuição.

O crescimento de toda cadeia da logística exige maior controle e monitoramento. Além do aumento da extensão dos estoques, a entrada de novos sistemas no cotidiano do armazém expôs a necessidade de mapear o armazém.

O mapeamento de processos e estoque é importante para toda cadeia de recebimento e remessa de produtos. Para mapear o estoque, os sistemas de gestão sugerem novos métodos. Esses novos procedimentos incluem a utilização de tecnologias para contribuir com a localização e identificação de espaços no armazém.

Por que usar a tecnologia para mapear o estoque?

Ter um programa ou uma planilha com o mapa do armazém é primordial. Mas para uma operação inteligente, a fusão com recursos tecnológicos potencializa toda a operação.

A organização é a base para um fluxo otimizado no armazém. Ter um mapa do estoque fornece dados estruturados da infraestrutura que o armazém tem disponível. Além da parte de infraestrutura, o mapeamento do estoque permite que o inventário seja contabilizado de forma mais eficiente.

Sabendo a localização e quantidade de produtos que estão nos pallets ou no nicho, a verificação das informações se torna simples. Mapear o estoque impacta diretamente no setor de picking. O fornecimento do mapa correto na separação de produtos ajuda o colaborador na coleta de cargas.

O mapeamento de estoque pode ser moldado pelo método de controle de estoque que a empresa utiliza. Você pode criar um mapa para o estoque através do tipo de saída dos produtos, como PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que sai), (Just in Time), entre outros.

Esquematizar o estoque pode facilitar o método do cross-docking. Ter a melhor localização para dar vazão aos produtos de alta rotatividade pode ajudar na gestão do estoque.

Tecnologias que podem ser usadas no mapeamento de estoque

Vimos que a tecnologia pode ajudar no mapeamento do estoque, permitindo identificar nichos e monitorar cargas em tempo real.

O sistema SKU é a forma mais eficiente de identificar cargas e nichos no armazém. SKU, Stock Keeping Unit, ou em português, unidade de manutenção de estoque, gera um novo código para o produto em sua chegada ao estoque.

O código de barras é o pilar do sistema SKU. A leitura é realizada por um leitor de códigos ou coletor de dados que identifica a mercadoria em sua chegada até sua expedição. Ela também é utilizada para identificar os nichos de armazenagem dentro do estoque.

O código serve como endereço do compartimento dentro do armazém. Com o número de série em mãos, o colaborador se desloca até o nicho e retira o produto que está no local.

Outra tecnologia primordial para estabelecer o mapeamento do estoque é a tecnologia de RFID. A transmissão por radiofrequência consegue monitorar todas as etapas que acontecem no estoque.

O RFID possui a capacidade de transmitir os dados em tempo real. As TAGs ou etiquetas possuem um “chip” com antenas com um código único de identificação que é transmitido para antenas fixas mais próximas. Na operação, ele se torna um input de dados, para monitorar todas as movimentações das cargas.

Na Yep Solutions sua empresa pode ter os dispositivos para mapeamento de estoque

A Yep Solutions, junto com seus canais, aloca dispositivos que podem ser utilizados no seu mapeamento de estoque. Temos coletores de dados, leitores de RFID e outros dispositivos que podem aumentar a produtividade da sua operação.

Para saber mais sobre os produtos, peça para sua revenda entrar em contato com a Yep, caso você não possua um revendedor, podemos indicar um para você. 


Confira publicações relacionadas


29 de abril de 2021

Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos

Leia mais

29 de abril de 2021

7 passos para escolher o coletor de dados ideal

Leia mais

8 de junho de 2021

Em evento interno, Yep Solutions apresenta sua nova cara para mercado e colaboradores

Leia mais