Veja por que migrar os sistemas dos coletores de dados para Android
O Android chegou para ficar no mercado de AIDC. O sistema operacional desbancou o Windows em utilizações em dispositivos móveis. Após a descontinuação do sistema operacional da Microsoft, o coletor de dados com Android se tornou o grande device para as operações comerciais.
No final do ano passado, a Microsoft anunciou a descontinuação do desenvolvimento do Windows CE e Mobile. A descontinuidade trouxe desatualizações de aplicativos e falta de segurança do sistema. Esta operação deixa um gargalo em aparelhos que utilizam o Windows. Para seguir com o seu parque atualizado, a melhor opção é importar seu parque para o sistema Android.
Na atualidade, os desenvolvedores têm como foco produzir aplicativos e soluções para o Android. Com foco no sistema, a utilização do Windows deve se tornar obsoleta no futuro.
A facilidade da interface do Android
O Android é conhecido por sua utilização em celulares, tablets e televisão. E agora começa a ganhar força nas operações comerciais. Atualmente, as funcionalidades do Android são maiores que as do Windows.
O grande diferencial é que o sistema possui a modalidade empresarial, desse modo, o Android possui funcionalidades diferentes do utilizado nos dispositivos pessoais.
Por ser usado em dispositivos pessoais, o Android facilita a integração de novos funcionários. O sistema operacional possui uma interface mais amigável e conhecida pelo grande público.
Se sua empresa utiliza o TELNET, o sistema operacional permite a otimização. No Android é possível desenvolver uma interface HTML5 para seu coletor, assim tornando o dispositivo mais intuitivo para uso.
A migração para Android previne sua empresa de ataques cibernéticos
A segurança é um fator determinante para migrar do Windows para Android. A descontinuação do sistema da Microsoft faz com que os dispositivos não recebam mais atualizações operacionais e de segurança. Logo, a desatualização dos dispositivos abre a margem para ataque ao seu sistema.
No relatório, The IT Security Team: 2021 and Beyond, mostrou que 38% das empresas brasileiras entrevistadas foram atacadas por um ransomware no último ano. O relatório também expôs que o Brasil é o terceiro país no mundo que teve aumento em ataques cibernéticos.
No Android, o sistema possui um sistema de segurança integrado. O sistema operacional também conta com o serviço de segurança do Google. Ele protege os dados da empresa e a privacidade dos usuários.
O serviço conta com proteção para malware e na navegação a API (SafetyNET) verifica o dispositivo antes que ele tenha contato com dados.
O coletor de dados com Android proporciona as aplicações mais recentes do mercado
Os aplicativos também são um fator a ser levado em conta. A descontinuação do Windows para dispositivos móveis resulta em aplicativos desatualizados. Desta forma, o coletor de dados fica estagnado em versões antigas de aplicativos. Tornando sua operação desatualizada em comparação às de outras empresas.
Enquanto para o Android, o desenvolvimento de aplicações é vigente. Para o sistema existem diversos aplicativos que contribuem na jornada de trabalho, como, por exemplo, aplicações para tornar seu coletor de dados um comunicador, excluindo a utilização de rádios transmissores na operação, além de outros aplicativos de produtividade que existem no mercado.
O Android proporciona também desenvolvimento de aplicações próprias da sua empresa. Isso facilita a criação de ferramentas personalizadas de acordo com o que sua operação necessita.
Com a versão empresarial é possível gerenciar todos os dispositivos da sua rede. O Android proporciona o controle de aplicativos dentro do coletor de dados. A empresa consegue bloquear e criar um setup de ferramentas para todos os dispositivos dentro da empresa.
Essa ferramenta facilita na implementação do MDM em sua operação. Para saber mais sobre a ferramenta MDM veja nosso conteúdo sobre as melhores aplicações de MDM. A versão empresarial do sistema também facilita na implementação do BYOD. A ferramenta permite que o colaborador use seu dispositivo pessoal como dispositivo de trabalho.
Posso instalar Android no meu coletor com Windows?
Uma dúvida recorrente é sobre migrar os coletores com Windows para o Android. É possível migrar, mas não é recomendado. Os coletores de dados com Windows não possuem hardware para suportar o sistema operacional avançado.
Esses modelos de coletores aceitam apenas Android antigos e defasados. Então a migração dos sistemas operacionais se torna inútil, pois seus coletores seguirão com os mesmos problemas.
A melhor maneira de ter o Android em sua operação é promovendo a troca de coletores. Investir em coletores com Android originais de fábrica é o melhor caminho para assegurar seu investimento. Assim sua empresa usufrui de todos aplicativos e ferramentas que o Android permite.
A YEP possui um portfólio extenso de coletores de dados com Android
No mercado atual existem diversos coletores de dados com Android. A Yep Solutions, junto com seus canais, dispõe de um enorme portfólio completo para a modalidade de locação. Assim sua empresa renova o parque tecnológico sem gastar muito.
Se você se interessou em ter essa inovação em seu parque de coletores de dados peça para seu revendedor entrar em contato com a Yep, caso você não possua um revenda, podemos indicar um dos nossos canais para você.