Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos
A modalidade de locação de equipamentos de automação vem ganhando cada vez mais espaço no mercado por se tratar de uma opção muito mais econômica em relação à compra.
Mas além da economia, as empresas conseguem obter uma série de benefícios à longo prazo, tendo a segurança de que sua operação estará sempre disponível e atualizada com as mais recentes atualizações.
Continue lendo para entender melhor todos os benefícios dessa modalidade.
8 vantagens da locação de equipamentos
1 – Economia de verdade
Comparando o investimento da locação de equipamentos com o da compra, além da locação ter um custo menor, a empresa ainda tem outras economias.
O primeiro é a economia com manutenção. Após o período de garantia, o custo para reparos de equipamentos é muito mais alto se comparado com o custo-benefício do contrato de locação que cobre reparos durante todo o contrato.
Outro benefício é que as mensalidades do contrato de locação são lançados como despesa, sendo dedutíveis do Imposto de Renda.
2 – Equipamentos novos e atuais
A cada ano os fabricantes de equipamentos de automação lançam novas linhas de produtos, versões mais atualizadas com novas funcionalidades e até descontinuam dispositivos mais antigos.
Quando uma empresa faz a compra de um novo parque tecnológico ela fica suscetível a essas mudanças e à defasagem com o passar dos anos.
Com a locação de longo prazo, o cliente consegue atualizar seu parque de acordo com a necessidade e com as atualizações disponíveis, claro que, dentro do que foi acordado na hora da contratação.
Além de economizar um alto investimento, a operação segue funcionando 100% e acompanhando as atualizações tecnológicas.
3 – Sua operação não para NUNCA
O equipamento parou ou sofreu um acidente e na mesma hora o técnico aciona o suporte para realizar o reparo. Passam-se dias e o equipamento está lá, parado, aguardando a retirada. O suporte vem retirar, passam-se mais alguns dias até obter um retorno e, se tudo der certo, o equipamento retorna funcionando.
Todo esse tempo que um dispositivo fica parado (fora da produção) traz um impacto negativo na produtividade e na lucratividade da empresa.
Ao locar os equipamentos, o cliente define o tempo (dias) em que levará para o equipamento ser retirado e devolvido em funcionamento. No período de reparo, o equipamento ainda é substituído por outro equivalente para a operação continuar.
4 – Cobertura durante todo o contrato
Normalmente os equipamentos comprados têm em média1 ano de garantia e após esse período o cliente precisa pagar para obter qualquer tipo de reparo.
Com a locação, o cliente fica coberto durante todo o contrato, seja para reparos de maus uso quanto para desgastes.
5 – Atualização de firmware/SO
Durante o período de 90 dias, os equipamentos comprados ficam cobertos pela garantia de atualização de firmware do fabricante e, depois desse período, o cliente precisa contratar o serviço.
Com a locação, o cliente também fica coberto durante todo o contrato, sem limitação de ocorrências e sem burocracia.
6 – Frete grátis para reparos
Outra facilidade da locação é que todo o custo de leva e traz de equipamentos para manutenção são por conta da contratada.
O cliente além de ficar coberto durante todo o contrato, a contratada retira o equipamento, deixa um substituto, realiza o reparo e devolve dentro do período acordado em contrato, em média até 10 dias úteis, podendo ser ajustado de acordo com a necessidade.
7 – Locação a partir de 30 dias
A locação de equipamentos de automação não é apenas para empresas com operações de longo prazo, mas também as de curto prazo.
Muitas empresas alugam para ações mais pontuais e curtas, como por exemplo eventos, ou para períodos sazonais, como Dia das Mães, Black Friday, Natal, em que a demanda dos varejistas aumenta.
Tem empresas que também contratam para épocas de fechamento de inventário de fim de ano para obter mais agilidade por um custo menor.
8 – Equipamentos prontos para uso
Outra facilidade da locação é que todos os equipamentos chegam para o cliente já configurados. É só ligar e começar a usar.
Isso traz uma grande economia de tempo para a equipe de TI que não precisa dispor de pessoas para fazer as configurações necessárias.
Conclusão
Estamos vivendo no mundo VUCA (acrônimo para volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade), em que tudo muda muito rápido e a digitalização segue de forma acelerada.
Acompanhar essas mudanças e complexidades é um grande desafio para as empresas, por isso todo investimento em tecnologia requer uma análise prévia e minuciosa para obter os resultados desejados.
Se você se interessou em ter coletores de dados em sua operação peça para seu revendedor entrar em contato com a Yep, caso você não possua uma revenda, podemos indicar um dos nossos canais para você.