Como a tecnologia está impactando os novos modos de atendimento ao cliente
Aplicar a tecnologia no atendimento ao cliente fornece novas formas de serviços nas lojas. Atualmente, temos diversos sistemas e dispositivos utilizados na cadeia que o varejo movimenta. Se antes a tecnologia estava nos processos nas logística e estoque , agora, a ela começa a aparecer na frente da loja.
O atendimento ao cliente nos estabelecimentos começa a ganhar inovações, após período turbulento do comércio. O comércio físico procura inovar para atrair o público novamente e tentar se equiparar ao e-commerce.
A movimentação no comércio presencial começa a crescer novamente. Na pesquisa da MindMiners, nos dias dos pais, 69% dos consumidores entrevistados pretendiam voltar a fazer compras em lojas físicas.
Para inovar, o comércio físico precisa entender como o cliente pensa e o que ele busca na hora das compras. Na pesquisa da experiência do consumidor brasileiro da Opinion Box, 65% dos consumidores acham muito importante ter uma boa experiência quando vão às lojas físicas.
Na mesma pesquisa, os pontos que os consumidores acham mais importante quando vão às compras fisicamente são preços bem visíveis, desconto no pagamento à vista, poder experimentar o produto entre outros fatores.
Novas formas de atender através da tecnologia
Muitos desses atributos podem ser potencializados com a tecnologia. Com a utilização da tecnologia, novos jeitos de atender o cliente ganham espaço nas lojas físicas. Para inovar e tentar se unir com a praticidade do e-commerce, as soluções tecnológicas chegam no espaço físico para desenvolver novas formas de atender o cliente com mais rapidez e eficiência.
Lojas flagship – loja conceito
As lojas conceito são formas das empresas mostrarem seus produtos e suas inovações. Conhecidas como flagship, esses modelos de lojas buscam entregar novas experiências ao cliente quando ele vai às compras.
Diversas empresas constroem essas lojas para entregar uma experiência única ao consumidor. Nessas localidades é possível ter acesso a produtos exclusivos, novas tecnologias e acesso a novas experiências.
Criar espaços de convivência pode atrair mídia digital a sua loja física. Ter espaços para a pessoa interagir e ter ferramentas digitais pode ajudar na boa experiência do cliente em sua loja física.
Papa-filas (Dispositivos usados: Coletor de dados + impressora portátil)
Os papa-filas são a solução para melhorar o fluxo de filas em sua loja. A solução tecnológica permite que o checkout seja feito durante a espera na fila. Quando a empresa utiliza a solução, o funcionário da loja se aproxima do cliente na fila, escaneia os produtos e emite o recibo QR Code, após isso, o cliente entrega o recibo no caixa para efetuar o pagamento.
Esse formato de atendimento nas filas só é possível com a utilização em conjunto do coletor de dados e impressora térmica. O colaborador utiliza o coletor de dados para escanear os produtos e emitir o QR Code, enquanto a impressora térmica emite as notas com código impresso.
O self-checkout (Dispositivo utilizado: Terminal de autosserviço)
O self-checkout é a grande tendência em diversos nichos de mercado. Permitir que consumidor faça seu próprio checkout se tornou prioridade para o mercado atual. Após a pandemia, os clientes estão à procura de interações com menos contato humano.
Na pesquisa de consumidores de 2020 da Zebra, 52% dos consumidores disseram que preferem fazer o pagamento por autoatendimento. Por causa da alta procura, as empresas começaram a integrar essa tecnologia no atendimento ao cliente
A procura por praticidade e rapidez estão presentes diariamente em nossas vidas. E isso reflete diretamente na hora da compra. A autonomia de chegar rapidamente e passar suas compras sem ter interações é muito bem-vinda para nossa realidade atual.
Por isso, o investimento em terminais de autosserviços aumentou tanto no país. A instalação de pontos de autoatendimento se multiplicou em diversos nichos. Para ter a solução é muito simples, basta a inclusão de software no terminal e uma rede com internet para que o ponto seja conectado ao sistema da loja.
A prateleira infinita e informações na frente da loja (Dispositivos utilizados: coletor de dados e tablet)
A prateleira infinita é uma forma das lojas físicas conseguirem englobar mais vendas em seus estabelecimentos. A solução é baseada no conceito phygital que busca unificar o ambiente físico e digital das marcas.
O estoque unificado concede que as lojas físicas consigam concluir as vendas sem ter o produto no estoque daquela filial. Além de vender, o colaborador consegue indicar outras filiais que possuam o produto que o cliente está buscando.
Além disso, a utilização dos dispositivos como coletores de dados e tablets facilitam o acesso de informações sobre os produtos. 77% dos funcionários entrevistados na pesquisa de consumidores da Zebra afirmaram que computadores móveis melhoram a experiência do cliente nas lojas. E 65% dos consumidores confirmam a afirmação.
PDV e etiquetas eletrônicas (Dispositivos e tecnologia utilizadas: PDV, RFID, leitor de RFID e coletor de dados)
Como apontado na pesquisa, os clientes querem ter acesso fácil aos preços dos produtos. Para isso, as etiquetas eletrônicas conseguem entregar praticidade e facilidade na administração de preços da loja.
A utilização torna a tarefa de atualizar os preços dos produtos mais prática. Por ter um tamanho personalizado, você consegue produzir etiquetas de tamanhos diferentes.
Outra forma de divulgar os preços em seu estabelecimento é através do PDV. Os dispositivos possuem telas grandes e tem software para que o cliente possa acessar informações e finalizar a compra neles.
A Yep Solutions quer abastecer sua loja com dispositivos tecnológicos
Como vimos no conteúdo, todas as inovações que o mercado está trazendo necessitam de dispositivos tecnológicos. Porém, em estudo sobre a maturidade tecnológica, feito pela FGV em parceria com ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) sobre a maturidade tecnológica das empresas, aponta que PME no comércio tem em média 36,75 pontos na escala de 0 a 100.
A falta de recurso, desconhecimento entre outros fatores contribuem com o baixo percentual na maturidade tecnológica. Porém, a locação de dispositivos pode ajudar a sua empresa a ter acesso a tecnologia com boas condições de valores. Veja nosso conteúdo sobre 8 vantagens da locação de equipamentos.
Por isso, a Yep Solutions, junto com seus canais, oferece para locação coletores de dados, leitores de códigos e RFID, impressoras térmicas, tablets entre outros dispositivos. Possuímos diversas marcas e planos de locação para sua empresa levar a tecnologia no atendimento ao cliente e consequentemente ter uma vantagem competitiva.
Nossos planos têm cobertura total dos dispositivos, inclusive contra mau uso e desgaste natural possuem atendimento prioritário em nossos planos, nosso atendimento possui SLA de 100% resultado do nosso comprometimento com os clientes. O Yep Service possui três planos para potencializar sua garantia.
Peça para seu revendedor entrar em contato com a Yep. Caso não tenha um revendedor, podemos ajudá-lo indicando um.