YEP Blog


Home

»

Blog

»

Coletor de dados com ou sem teclado: qual é melhor para cada tipo de operação?

Coletor de dados com ou sem teclado: qual é melhor para cada tipo de operação?

Por: Caio Santos Em: 20 de setembro de 2021

No mercado de AIDC temos diversos coletores de dados à nossa disposição. Na hora de escolher o coletor de dados existem diversas dúvidas na hora da aquisição ou locação do coletor. Uma delas está na necessidade do dispositivo ter ou não teclado.

Os coletores de dados possuem três tipos de teclados, o alfanumérico, o Qwerty e o digital. Cada teclado tem sua particularidade própria e a utilização de cada teclado pode influenciar diretamente na performance do colaborador.

O teclado alfanumérico, também conhecido como numérico, é bem comum em modelos robustos. Os modelos desse teclado são conhecidos por comandos e atalhos através das teclas.

O MC27 é um exemplo de coletor com teclado alfanumérico

O MC27 é um exemplo de coletor com teclado alfanumérico

Apesar da sua grande utilização, o teclado alfanumérico pode ser menos produtivo em operações com alta movimentação. Nelas, o colaborador pode perder muito tempo teclando os comandos. Além disso, a utilização do teclado pode ser complicada para novos colaboradores. Pois o trabalhador que não está habituado pode se confundir nos comandos.

O teclado Qwerty é o teclado mais utilizado atualmente. O teclado está presente em modelo físico e como modelo dos teclados da versão touchscreen. O Qwerty proporciona mais facilidade para escrever os códigos por conta de suas teclas separadas.

o C6000 é um exemplo de coletor de dados com o teclado Qwerty

o C6000 é um exemplo de coletor de dados com o teclado Qwerty

Em sua versão virtual, o teclado Qwerty oferece personalização de teclas e botões. Os atalhos e comandos que seu sistema utiliza podem se tornar um botão no teclado na versão virtual, melhorando a produtividade do colaborador que necessita apenas de uma ação no teclado.

O C71 possui o teclado Qwerty virtual

O C71 possui o teclado Qwerty virtual

Aplicações em operações

Os teclados podem ser utilizados em todas as operações, porém algumas operações podem ser melhores para o estilo de teclado. Por exemplo, operações que utilizam dispositivos vestíveis, a melhor opção é o teclado virtual.

Optar por um coletor full touch vai ajudar a operação a inserir-se na nova tendência de ter dispositivos vestíveis. Com uma capa de pulso, o coletor fica preso ao braço do colaborador deixando suas mãos livres para o manuseio de cargas. 

Em operações de temperaturas atípicas, por exemplo, frigoríficos, há dúvidas se o teclado virtual é propício para essas operações, por causa das luvas que os colaboradores usam. Atualmente, visando essa dor do mercado, as empresas começaram a desenvolver telas que consigam entender o toque mesmo com luvas.  Um exemplo disso, é que coletores full touch são indicados pelas fabricantes para essas operações.

O coletor de dados que possui o teclado nessa operação de baixa ou alta temperatura é bem utilizado no mercado. Pela questão da sua robustez e pegada com a luva, os dispositivos são muito utilizados nas operações em frigoríficos.

Pontos positivos e negativos dos coletor de dados com ou sem teclado

Os coletores de dados full touch também ajudam na visualização dos dados dos produtos. Por ter uma tela maior, a visualização dos dados que são coletados se torna mais fácil para o colaborador. 

Outro fator que pode fazer optar por um coletor sem teclado físico é a manutenção. O teclado físico por ser muito utilizado na operação possui maior taxa de desgaste gerando mais atenção com a manutenção do dispositivo.

A mobilidade e ergonomia podem ser outro elemento de diferenciação entre os modelos. Aparelhos full touch são conhecidos por serem mais leves e ergonômicos nas operações. Enquanto os dispositivos com teclados são considerados mais robustos e resistentes.

Além de analisar se a operação necessita de coletores de dados com teclado ou não, existem outros fatores a se considerar na hora da escolha dos dispositivos. Para saber mais veja nosso conteúdo de 7 passos para escolher o coletor de dados ideal para sua operação.

Ter um coletor de dados é essencial para qualquer operação

A Yep Solutions, através de seus canais, possui diversos modelos de coletores de dados com e sem teclado físico. A nossa empresa tem diversos planos de locação para coletores de dados entre outros dispositivos de tecnologia.

Nossos planos de locação incluem o Yep Service, programa de assistência técnica que cobre toda sua operação. Ele conta com cobertura total dos equipamentos, inclusive contra o mau uso e desgaste natural. A nossa SLA é de 100% de satisfação para sempre atender bem nossos clientes.

Peça para seu revendedor entrar em contato com a Yep ou, caso não tenha, podemos indicar um.


Confira publicações relacionadas


29 de abril de 2021

Locar ou comprar? 8 vantagens da locação de equipamentos

Leia mais

29 de abril de 2021

7 passos para escolher o coletor de dados ideal

Leia mais

8 de junho de 2021

Em evento interno, Yep Solutions apresenta sua nova cara para mercado e colaboradores

Leia mais