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5 Soluções tecnológicas para facilitar seu modelo de entrega expressa na Black Week 2021

5 Soluções tecnológicas para facilitar seu modelo de entrega expressa na Black Week 2021

Por: Caio Santos Em: 22 de junho de 2021

Na atualidade, os clientes estão buscando agilidade em suas compras online, com isso, a entrega expressa passou de diferencial para uma exigência do mercado. O maior período de consumo, a Black Week vem se aproximando, e o planejamento antecipado para atender as demandas dos clientes na época mais movimentada no varejo e e-commerce brasileiro é fundamental.

Para que a empresa se permita implementar a entrega expressa, ela vai precisar muito mais do que um serviço logístico eficiente.

O serviço logístico expresso começa desde o recebimento do pedido até a sua entrega ao consumidor e para montar um sistema rápido e eficaz, as soluções tecnológicas são a peça-chave de todo esse processo.

As tecnologias automatizadas podem ser aplicadas em diversos setores do mercado varejista, do e-commerce e da logística, e uma das grandes tendências para esse ano é tornar processos cada vez mais rápidos e eficientes com as novas tecnologias, permitindo potencializar os fluxos de trabalho e a minimizar as margens de erros.

E para época do ano em que o ticket médio de venda está aumentando cada vez mais, a automatização se torna um grande aliado ao comércio. E quais as soluções podem ser implementadas durante a Black Friday deste ano? Veja abaixo algumas tendências que devem mudar os processos do setor varejista e de e-commerce para Black Week.

Quais tecnologias que vão impactar a Black Week?

Para os mercados que precisam garantir entrega expressa para seus clientes, o planejamento deve estar alinhado com as necessidades da empresa em implementar o melhor serviço de frete para a Black Friday.

Em estudo feito pela área de Inteligência de Mercado da Globo, cerca de 57% dos entrevistados aproveitaram a data no ano passado e 47% pretendem fazer compras na Black Friday deste ano.

O faturamento da Black Week e Cyber Monday do mercado brasileiro no ano de 2020 foi de cerca de R$7,72 bilhões, um crescimento de cerca de 27,7% ao ano anterior, em estudo apontado pela Compre&Confie em parceria com NeoTrust e ClearSale.

Para oferecer o melhor serviço neste período, a automação surge como o grande expoente para facilitar todos os processos do setor varejista, e-commerce e logístico. Aproveitando essa necessidade do mercado, vamos te indicar cinco soluções tecnológicas que vão potencializar o seu serviço operacional.

1 – Omnichannel e Customer Success

O Omnichannel e o Customer Success são dois pontos essenciais para o e-commerce neste ano. A experiência do consumidor é essencial para estabelecer uma conexão com ele e a venda. O omnichannel busca integrar todos os canais de contato possíveis entre empresa e cliente, estabelecendo um padrão de interação, layout e atendimento.

Atender seu cliente de forma padronizada em todos os canais é essencial. Observar como seu cliente se comporta em cada canal pode te proporcionar dados relevantes para melhorar cada vez mais a experiência dele junto a empresa.

Atrelado ao Omnichannel, o Customer Sucess possui um papel importante neste sistema. Ele tem como objetivo entender o sucesso do cliente, por exemplo, como foi a experiência do seu ciclo de compra.

O trabalho do Customer Sucess deve ser aplicado tanto na pré-venda e no pós-venda de qualquer produto, buscando entender todas as necessidades e dores de cada cliente e estreitar uma relação cada vez mais próxima a cada compra realizada.

2 – WMS

Como já enfatizamos, a entrega expressa começa desde o recebimento do pedido e após a notificação do pedido é preciso ter um armazém organizado, padronizado e com monitoramento de locais. Para isso, existe o WMS (Warehouse Manegement System), ou em português, Gerenciamento de Armazém, um sistema muito importante para controlar e administrar todos os pedidos recebidos.

O sistema facilita a comunicação dos processos e busca automatizar as operações pré-estabelecidas pelos profissionais da área. O WMS fomenta a unificação das comunicações no estoque e transforma o sistema da logística homogêneo.

3 – Dispositivos para soluções tecnológicas para Black Week

Os dispositivos de tecnologia são peças importantes para automatizar processos operacionais. Com a alta demanda de pedidos na Black Week, operações manuais e sem integração são extremamente inviáveis. A tecnologia dispõe flexibilidade, aumento no fluxo de trabalho, exatidão e diminuição de custos.

Existem diversas soluções tecnológicas no mercado, entre elas, coletores de dados, tablets, impressoras de etiquetas térmicas e leitores de códigos de barras para uso operacional, computadores veiculares para rastreio de frota, dispositivos com tecnologia RFID, verificadores de preços e totens de autoatendimento para uso dentro de lojas, praças e estande de vendas.

Esses dispositivos são multitarefas e podem automatizar processos complexos na expedição de pedidos. Vale ressaltar que essas soluções podem ser implantadas no seu negócio de forma personalizada, pois se adequam a todos os processos operacionais do varejo, logística e e-commerce.

4 – MDM

Além de ter o seu armazém organizado e otimizado, será necessário que os seus dispositivos estejam integrados e se tornem facilitadores no processo de separação do pedido. O MDM, Mobile Device Management, ou no português, gerenciamento de dispositivos móveis, é a forma de unificar os seus dispositivos em apenas uma rede automatizada, inteligente, segura e controlada.

Com o MDM é possível ter um controle total dos dispositivos da empresa, tornando possível aprimorar a comunicação entre setores complementares, como separação de pedidos e expedição, localização exata dos aparelhos e fornecer dados sobre o fluxo de trabalho dos dispositivos.

Com o gerenciamento de dados é possível estabelecer o BYOD, que torna o aparelho do seu colaborador como ferramenta de trabalho, facilitando na contratação de colaboradores temporários e diminuindo custo operacional.

Veja mais sobre MDM em nosso blog.

5 – RFID

O RFID é a evolução dos códigos de barras convencionais. A identificação por radiofrequência facilita o recebimento de cargas, a identificação e localização deles. O sistema de RFID é composto por um leitor que se torna um input de dados que recebe através da sua antena de rádio frequência os dados emitidos pela TAG de RFID, que possui um sistema energizado para reproduzir os sinais.

O RFID é ideal para o controle de estoque, pois com apenas uma TAG é possível ter acesso aos dados do estoque selecionado, otimizando o tempo de leitura dos códigos de barras.

A solução também traz a facilidade em monitorar o produto com seu sistema de RTLS. Ela comunica sua localização exata, seja nos trajetos ao estoque ou seu cliente final. Além também de comunicar sua localização dentro do próprio estoque.

Veja mais sobre RFID, clicando aqui.

Como viabilizar a entrega expressa no cotidiano e para Black Week

Para obter a entrega expressa em seu negócio é preciso ter noções de como vai ser seu fluxo logístico, sistema logístico e quais produtos estarão disponíveis para o modo de entrega expressa.

O primeiro passo é entender como é o seu fluxo logístico, quantidade de pedidos, tempo para o sistema finalizar e despachar a encomenda. Após isso é preciso analisar sua localização com o ponto logístico contratado e assim entender como será a logística para retirada de cargas. Atualmente, existem empresas logísticas especializadas em entregas expressas que possuem a logística aprimorada para o êxito do processo.

Além do processo logístico, o comércio precisa se atentar quais são os produtos que estarão disponíveis no modelo de entrega. Colocar produtos que possuem alta demanda pode refletir no custo necessário, porém colocar produtos com pouca demanda pode não ser rentável ao longo prazo.

Yep Solutions oferece a melhor solução para seu negócio na Black WEEK

Como visto na matéria, a tecnologia é a grande aliada do comércio nesta Black Friday e a Yep, em conjunto com seus canais, capacita sua empresa com a melhor solução tecnológica. Com a modalidade de locação (disponível a curto e a longo prazo), sua empresa economiza no investimento de parque tecnológico e fica coberto durante todo o contrato em caso de falhas e acidentes.

Para saber mais, peça para sua revenda entrar em contato com a Yep Solutions, caso você não possua um revendedor, podemos indicar um dos nossos canais para você.


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